Quais são os melhores horários para enviar e-mails?

Entender o porquê de um timing impecável na sua estratégia de e-mail marketing é um dos importantes passos para transformar seus envios em verdadeiras máquinas de gerar negócios. Então sim, eles existem e nós vamos compartilhar aqui sobre melhores horários para enviar e-mails.

Ah, o email marketing! Uma ferramenta maravilhosa e poderosa – até que seu precioso e-mail vire mais uma vítima da temida tecla “delete” antes mesmo de dar o ar da graça na caixa de entrada do destinatário.

O segredo do sucesso do e-mail marketing é como um bom timing em uma piada: tudo é questão de momento. Tem aquelas horas mágicas, em dias específicos, que as pessoas estão super receptivas para abrir e devorar seu conteúdo. E aí tem os outros momentos, que bom, melhor nem falar, porque seu e-mail vai direto para o limbo do esquecimento na caixa de entrada.

Mas calma! Também já tivemos essa dúvida e fomos atrás de pesquisas para descobrir os horários nobres de envio de e-mails, principalmente boletins informativos – as conhecidas newsletters, olhando para as taxas de abertura, de clique e até de conversão.

Existem mesmo melhores horários para enviar e-mails?

Com certeza! É tipo mandar aquela mensagem no WhatsApp. Manda durante o dia, quando a galera tá acessando o app e mais disposta, e você tem mais chance de não ser ignorado. Agora, se você resolve mandar às 3 da madruga, já era.

Com o e-mail é a mesma coisa. Você quer que sua newsletter – que deu um trabalhão danado – seja destaque, a primeira a ser vista. Porém, se for soterrada por uma avalanche de e-mails fresquinhos, quando finalmente for achada, já será tarde demais no entusiasmo do leitor. Ou pior, se for para a segunda página de e-mails mesmo, corre risco de nem sequer ter sido vista.

O xis da questão é fazer seu email brilhar no topo da caixa de entrada, porque como você já bem sabe, a maioria de nós ataca de cima pra baixo. Quanto mais no alto, mais chance tem de ser lido antes que bata aquele cansaço digital.

E tem horas que, sinceramente, ninguém tá afim de papo. Mesmo que seu email esteja lá, brilhando no topo, com uma copy maravilhosa no assunto, pode ser deletado num estalar de dedos, sem dó nem piedade. 🥲

Então, uma estratégia é tentar acertar também os melhores horários para enviar e-mails. Não é só as taxas de abertura que vão nas alturas, mas os cliques e, quem sabe, até as vendas sobem. Mudar o horário de envio é mais um dos testes que você vai ter que fazer no mundo do e-mail marketing.

Então, quando é que a mágica acontece? Vamos começar falando dos dias mais quentes para enviar seus e-mails e depois afinar pra encontrar a hora certa.

E então, quais os melhores horários para enviar e-mails?

Qual é o momento certo para que seu e-mail marketing não só chegue ao topo da caixa de entrada, mas também capture aquele olhar atento do seu público?

Os estudos por aí divergem, mas um consenso geral aponta para entre 9h e 11h como o horário de ouro. Por quê? Porque é nessa hora que a grande maioria das pessoas já deu uma acalmada no corre do início do dia e está mais propensa a dar uma olhada nos seus e-mails.

E a “medalha de prata” vai para o horário entre 16h e 18h, quando o expediente está acabando. Nessa hora, as pessoas começam a se dedicar àquelas pendências pessoais que ficaram em segundo plano durante o dia, e aí entram os e-mails que foram deixados para depois.

Dependendo do seu conteúdo, pode ser também que faça mais sentido enviar até mesmo quando seu leitor está acordando, como é o caso da news bem famosa “The News“. A proposta é trazer as principais notícias para que você fique atualizado sobre o Brasil e o mundo em 5 minutos. Por isso, você já recebe por volta das 6h da manhã – o que faz todo sentido.

Inclusive, segundo a pesquisa da GetResponse, tudo indica que os e-mails “madrugadores” antes de as pessoas acordarem estão em alta. Porém, fica a dúvida se as pessoas realmente olham o e-mail quando acordem e se esses e-mails não ficariam mais para baixo, né?

Por isso, tudo é teste! Pode ser que sua estratégia e seu público alvo não se conectem com as pesquisas.

E qual o melhor dia da semana?

Quer saber quais são os dias campeões para enviar aquele email matador? Terças e quintas-feiras estão no topo do pódio, com a quarta-feira logo ali, quase tirando foto no lugar mais alto.

Segundo estudos do site CoSchedule, os melhores dias da semana para enviar e-mail em 2024, classificados do melhor ao pior:

  1. Quinta-feira
  2. Terça-feira
  3. Quarta-feira
  4. Segunda-feira
  5. Sexta-feira
  6. Sábado
  7. Domingo

Desde 2016 eles realizam a pesquisa, e os melhores dias para enviar e-mails foram em ordem: terça, quinta e quarta-feira. Quinta-feira ganhou força nos últimos anos.

Imagem: CoSchedule

Já, segundo a pesquisa de Benchmark da GetResponse, as terças-feiras lideram o ranking (por pouco). Porém, apesar de as terças-feiras (antes, segundas e sextas) liderarem com as maiores médias de aberturas e cliques, a verdade é que não tem tanta diferença assim dos outros dias.

melhores horários para enviar e-mails Fonte: Getresponse

Então, se liga na dica: o meio da semana é o seu alvo de ouro para disparar boletins informativos. Faz todo o sentido, se você parar pra pensar. No fim de semana, a galera tá mais pra relaxar, e na segunda-feira todo mundo tá tentando não tropeçar nas próprias pernas com o começo da semana de trabalho. Mas aí vem a terça, quarta e quinta, pegando todo mundo num equilíbrio perfeito entre o “socorro, tô cansado” e o “vixe, tô atolado”. 😂

Cada tipo de público e segmento tem seu próprio ritmo quando se trata de e-mails. Então, se a curiosidade bater, que tal mandar aquele boletim na sexta e ver no que dá? Se não rolar como esperado, sem stress, você pode ajustar o curso depois. Então, apesar das estatísticas, nós recomendamos de fazer os seus próprios testes!

Ah, e pra finalizar sobre os dias, uma coisa é certa, independente do estudo que você conferir, os vilões da história são sempre os mesmos: finais de semana.

No fim de semana, a galera tá mais pra relaxar, deixando os emails de lado, a não ser que seja algo bem pessoal ou um plano sobre seu descanso. Se puder, espera até a semana engrenar. Claro, podem ter suas exceções, dependendo do seu ramo de atuação, mas isso já é outra história.

Dicas para acertar os melhores horários para enviar e-mails

Antes de mergulhar de cabeça e tratar essas informações como verdades absolutas, dê uma pausa e lembre-se: cada leitor é um universo à parte, e nem sempre o que funciona para a maioria vai funcionar para o seu João ou sua Maria.

Sim, essas dicas que trouxemos de horários vão te dar um norte sobre quando mandar os e-mails, mas ó, não se esqueça de ajustar o relógio conforme a a sua audiência.

Confira 5 dicas para te ajudar a melhorar suas estratégias:

1. Teste envios em horários diferentes

As tabelas e gráficos mostrando os melhores horários para enviar e-mails são ótimos pontos de partida, mas não são regras escritas em pedra. Para descobrir o horário de ouro para seus e-mails, você vai precisar arregaçar as mangas e fazer um pouco de teste aqui, outro ajustezinho ali.

O negócio é o seguinte: experimente enviar em horários diferentes e fique de olho no que acontece. Trate isso como um experimento:

  • Garanta uma quantidade de dados que faça sentido, mude uma coisa de cada vez (como testar terças às 10h contra quintas às 10h), dê tempo ao tempo para ter certeza dos seus resultados,
  • Fuja de períodos atípicos, tipo feriados, que podem bagunçar suas conclusões.

2. Fique de olho nos cliques e conversões, não só em quem abre o e-mail

Vamos falar de um mito: a ideia de que o sucesso no email marketing é medido só pelas taxas de abertura. Sim, é legal ver todo mundo abrindo seu email, mas isso é só o começo da história.

O grand finale que a gente quer é a conversão: o seu leitor clicando onde deve, comprando o que você vende, visitando seu site ou fazendo qualquer coisa que você planejou na sua estratégia.

Então, fique de olho no quadro inteiro, não só quem abriu o email. Imagine: se uma campanha tem uma taxa de abertura incrível, mas ninguém faz o que você quer depois, valeu a pena? E se outra campanha não tem tanta gente abrindo, mas quem abre faz exatamente o que você queria?

O que importa no fim das contas é quem converte, não só quem dá uma espiadinha.

Se você tá seguindo a dica de experimentar, então, foque nos cliques e nas ações, não só em quem abre o e-mail. O que a gente quer são horários que trazem resultados, não só curiosos.

3. Não ignore as taxas de cancelamento

A hora que você decide enviar suas mensagens pode influenciar também no número de pessoas que decidem dizer “tchau” para a sua lista de email. Se o seu e-mail está sempre chegando em horas que não batem com a rotina do seu público, não se surpreenda se eles começarem a sair.

Mas veja bem, não é só o horário que conta. O conteúdo é rei! Se o seu e-mail não está entregando valor, não importa se você mandou na hora mais perfeita do mundo.

Se você perceber uma onda de cancelamentos, talvez seja hora de revisitar sua estratégia de email marketing.

4. Faça uma boa segmentação

Cada um dos seus assinantes é único. Então, por que tratá-los como se todos fossem iguais? Ao invés de usar uma abordagem única para todos, que tal criar campanhas que conversem diretamente com diferentes grupos?

Isso é o que chamamos de segmentação: agrupar seus assinantes por características em comum e depois personalizar o conteúdo para cada grupo.

Você pode segmentar por qualquer critério que faça sentido para o seu negócio. Essa estratégia não só ajuda a personalizar o conteúdo, mas também pode ser uma chave de ouro para descobrir os melhores horários para enviar seus e-mails.

Lembre-se: não segmentar sua lista pode ser um deslize. Confira nossa lista de erros comuns no e-mail marketing para evitar as ciladas que pegam muitos profissionais de surpresa.

5. Olho na concorrência

Acredite se quiser, seus concorrentes podem ser uma fonte valiosa de inspiração, mesmo que a ideia de “espionar” o que eles estão fazendo não seja a mais atraente. Eles estão no mesmo mercado, mirando pessoas parecidas com as que você quer atingir, então por que não aprender um pouco com eles?

Assine os boletins informativos de seus concorrentes. Veja quando eles decidem falar com o público. Qual dia da semana? Que horas? Eles personalizam o conteúdo para diferentes segmentos de sua audiência?

Essa estratégia não é só sobre copiar horários; é sobre entender o campo de batalha. Se você e seu concorrente estão brigando pela atenção do mesmo cliente, não quer enviar seu e-mail exatamente quando eles enviam o deles, certo?

Mas cuidado! Não caia na armadilha de pensar que o concorrente tem todas as respostas. Eles também estão tentando acertar, tal como você. Antes de adotar qualquer tática nova, teste para ver se realmente funciona para o seu público.

Conclusão

Encare as estatísticas como um trampolim, não como a linha de chegada, viu? É bastante revelador que diferentes estudos apontem para diferentes conclusões – isso só comprova que os padrões de e-mail variam muito de pessoa para pessoa.

Esses estudos são ótimos para nos dar uma direção: sabemos que, em geral, o meio da semana (de terça a quinta) é um período estratégico para enviar e-mails, e que os melhores horários para enviar e-mails costumam ser pelas manhãs ou fim do dia.

No entanto, para os detalhes, cada público tem sua particularidade. A estratégia à prova de falhas para encontrar o timing perfeito para os seus e-mails é conhecer profundamente seu público e testar, testar, e testar diferentes abordagens.

E aí, quais tem sidos os melhores horários para enviar e-mails por aí? Será que coincide com os que mencionamos aqui? Compartilhe suas experiências nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima